Cuidados com o carro premium: veja dicas para evitar a desvalorização!

4 minutos para ler

No mercado automotivo, a desvalorização dos automóveis é algo comum e há muitos fatores que contribuem para isso. No entanto, certos cuidados com o carro podem minimizar esse efeito. 

Quando se trata de veículos premium, esses cuidados com o carro podem ser verdadeiros diferenciais, tanto na hora de vender o seu, como no momento da escolha da sua nova máquina

Como especialistas no assunto, resolvemos preparar este post com dicas e conselhos importantes sobre quais os cuidados básicos com o seu carro, para evitar a desvalorização na hora de negociá-lo. Vamos conferir? 

Afinal, o que causa a desvalorização do carro? 

Há múltiplos motivos responsáveis pela desvalorização de um carro. Por isso, cabe aos donos os conhecerem bem para buscarem alternativas a fim de minimizar ou mesmo reverter o jogo e investir em algo que valorize ainda mais o seu bem. 

A seguir, conheça alguns fatores que ajudam a desvalorizar o seu veículo: 

  • quilometragem muito alta; 
  • sinistros; 
  • problemas mecânicos; 
  • desgastes na pintura; 
  • peças não originais; 
  • serviços inadequados; 
  • acessórios ou itens sem conservação ou cuidados; 
  • modelos fora de linha. 

E quais os cuidados com o carro para valorizá-lo? 

Ao mesmo tempo em que muitos fatores ajudam a depreciar o veículo, há também certos cuidados com o carro que podem ser decisivos para valorizá-lo durante uma negociação ou para o seu próprio desempenho no dia a dia. Acompanhe alguns deles! 

Manutenção preventiva 

Quando se fala em manutenção e cuidados com o carro, não basta apenas levá-lo ao mecânico quando algo de diferente surge em alguma parte ou peça do veículo. Pelo contrário! O mais indicado é fazer sempre check-ups periódicos e, especialmente, seguindo as orientações do manual da montadora. 

Como itens fundamentais para revisão, destacam-se as pastilhas de freios, amortecedores, troca de óleo, rodízio de pneus, paletas do para-brisas, fluido de freios e fluido de radiador. 

Tudo isso garante um melhor desempenho do veículo, além de aumentar a vida útil das peças e componentes mecânicos do carro. 

Pintura do carro 

Entre os cuidados com o carro, principalmente na hora de negociá-lo, podemos destacar a pintura como um dos mais importantes. Afinal, esse detalhe está diretamente ligado à apresentação do seu bem e faz toda a diferença na sua valorização. 

Portanto, como dica, evite deixar o veículo à exposição do sol diariamente, evite produtos não indicados para a limpeza, invista em uma capa de proteção, proteja-o das intempéries, realize polimentos com frequência e, se for preciso, pinte novamente a lataria. 

Limpeza 

Conservar o carro limpo não é só uma questão de higiene. Além de mantê-lo mais apresentável, esse hábito também pode contribuir para o desempenho dele. Afinal, o acúmulo de sujeiras e a falta de lavagens pode contribuir com a depreciação geral e, até mesmo, influenciar no funcionamento de certas peças. Tudo isso só tende a desvalorizar mais o seu bem. 

Enfim, essas foram algumas dicas de cuidados com o carro, que fazem toda a diferença tanto na hora de negociá-lo ou escolher um modelo novo, assim como para melhorar o seu desempenho no dia a dia. Portanto, tome nota dos conselhos, torne tudo isso uma prática frequente e mantenha seu veículo sempre novo e com o destaque que ele merece. 

Curtiu? Então, compartilhe o post em suas redes sociais e aproveite para marcar aqueles amigos e amigas que também são apaixonados por carros!

Posts relacionados

Deixe um comentário